Cafeína emagrece? Saiba tudo aqui!

O café faz parte do cotidiano de muitas pessoas, seja puro, com leite, depois do almoço, o que importa é que ingerimos cafeína diariamente, e não só pelo café, mas também em refrigerantes, chás e outras bebidas. Muitas pesquisas já disseram que a cafeína é uma aliada para quem desejar emagrecer, mas muitos outros também falam que ela traz prejuízos imensos ao organismo humano.

O café e as bebidas que contém cafeína são sempre motivo de estudos controversos a respeito dos seus benefícios e prejuízos, principalmente sobre as suas para o emagrecimento. Se você quer saber se a cafeína realmente emagrece confira esse artigo.

O que é cafeína?

A cafeína de uns tempos para ca passou a ser muito utilizada por pessoas que praticam atividades físicas e por atletas, pois ela ajuda a potencializar o metabolismo o que colabora para que o atleta tenha mais disposição e até emagreça mais rapidamente. A cafeína é uma substância que pertence ao grupo dos alcaloides, que pode ser encontrado nas plantas em várias substâncias, principalmente naquelas que terminam com “ina”, como a cafeína, cocaína, nicotina e outras. Também pode ser encontrada em algumas plantas de coloração amarela.

Como a cafeína ajuda a emagrecer?

Não basta achar que tomar café todos os dias é suficiente para que a cafeína auxilie no emagrecimento, pois a cafeína presente no café está misturada a várias outras substâncias.

Quem deseja emagrecer fazendo uso da cafeína precisa procurar um especialista para que ele indique comprimidos da substância e a dosagem que esteja de acordo com a indicada a cada pessoa.

A cafeína pode sim ajudar a emagrecer, pois ela acelera o metabolismo e isso faz com que o corpo queime mais calorias, porém é necessário ter uma dieta balanceada, evitando carboidratos, e dando prioridade as frutas, verduras e legumes, além de praticar exercícios físicos regulamente.

Benefícios da cafeína

A cafeína atua diretamente no sistema nervoso central e no metabolismo basal, com isso ela aumenta a produção do suco gástrico.

Um dos benefícios da cafeína é o aumenta da concentração, melhora do humor, diminuição das dores de cabeça e pode até mesmo amenizar os sintomas da tensão pré menstrual (TPM). A cafeína também ajuda na produção da energia, o que deixa as pessoas mais dispostas, além de reduzir o apetite em curto prazo, o que fazer com que as pessoas consumam menos alimentos, auxiliando assim no emagrecimento.

Efeitos colaterais da cafeína

Apesar de tantos benefícios a cafeína em excesso também pode trazer vários malefícios à saúde como enxaqueca, falta de sono, ansiedade, contração de veias e artérias, o que faz com que a circulação do sangue seja prejudicada e faz com que os batimentos do coração sejam comprometidos. Por isso é recomendado que a cafeína seja ingerida com moderação.

Como consumir a cafeína

A cafeína é muito encontrada em bebidas e um dos seus principais uso é como um estimulante. As principais bebidas com cafeína é o café, refrigerante, chás e energéticos. Mas a cafeína também pode ser encontrada em forma concentrada para ser ingerida como comprimidos ou dissolvida.

Se você já testou a cafeína para emagrecer, conte pra gente nos comentários se você teve resultados!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *